57 fatos e curiosidades sobre a vida de Bruce Lee!

Tempo de leitura: 13 minutos

aaa
Sambando na cara das inimigas.

Bruce Lee é um dos grandes ícones do cinema e das artes marciais, e apesar de sua curta carreira, é uma grande referência até hoje. Vacanerd fala um pouco mais sobre o criador do Jeet Kune Do.

 

1 – Nasceu em 27 de julho de 1940, em São Francisco, EUA durante uma turnê da Ópera Chinesa pelo país, a qual seus pais eram integrantes.

aa
A mãe dele dava um caldo…..

 

2 - Foi criado em Hong Kong até o fim de sua adolescência, quando retornou aos EUA.

aaa
Cara de bad boy……da mamãe.

 

3 – Bruce Lee nasceu no ano do Dragão do horóscopo chinês, e na hora do Dragão, entre 6 e 8 da manhã.

4 – Lee teve vários nomes de batismo. Seu nome cantonês é Lee Jun Fan, . Inicialmente, ela o tinha nomeado Soi Fon (pequeno pavão), que é um nome feminino, pois baseado na superstição de sua mãe, se a morte o viesse buscar, não o encontraria. Esse medo se baseava no fato que um o primeiro menino ao qual a mãe dele deu a luz não sobreviveu.Outro nomes usados por ele também foram Li Yuanxin(nome de família), Li Yuanjian (nome que usava na escola) e o seu nome artístico chinês Li Xiaolong(que quer dizer pequeno dragão).

 

5 - Começou a treinar com o lendário mestre Ip Man o estilo de Kung Fu Wing Chun aos 13 anos e foi seu aluno até os 18 anos. Ele sempre reverenciou bastante seu mestre, e não esqueceu dele após ficar famoso, o visitando várias vezes após o estrelato.

aaa
Ip Man, mesmo véio e sentado nessa cadeira, quebraria seus ossos só com um olhar. Tema e chore com esse fato.

 

6 – Lee estudou Filosofia na Universidade de Washington e foi entre os estudantes da faculdade que ele encontrou seu primeiros estudantes de Kung Fu.

aaa
Cara de “te pego lá fora”.

 

7 - Seu pai se chamava Lee Hoi-Chuen e sua mãe Grace Ho.

aaa
Todo guapetão com papis e mamis.

 

8 - Foi o quarto de cinco filhos.

aaa
Imagina ser irmão de um cara que faz você engolir seus dentes se você soltar um peido na sala…..

 

9 - Seu pai comandava a ópera cantonesa, era ator,  participando de vários filmes cantoneses, além de comediante.

 

10 - Participou de seu primeiro filme quando tinha um 1 ano de idade, e continuou a estrelar filmes em Hong Kong até ir para os EUA. São cerca de 20 filmes.

 

11 - Quando moleque, Bruce e seus amigos eram provocados e provocavam garotos ingleses, que se achavam superiores aos chineses, e as vezes, isso acabava em luta.

 

12 - A mãe de Lee fazia parte de uma das famílias mais ricas de Hong Kong, o que providenciou um ambiente de conforto a ele e seus irmãos.

 

13 – Lee era um ótimo dançarino, e pouco antes de ir mudar para os EUA, ganhou um campeonato de Cha Cha Cha em Hong Kong.

aaa
Arroxa do Lee.

 

14 - Antes dele, dois de seus irmão mais velhos foram para os EUA estudar.

 

15 – Bruce não chegou a se formar no ensino médio formalmente em Hong Kong e isso preocupava seus pais, pois ele só se preocupava com Kung Fu, dançar, brigas de rua e atuar. Foi ai que resolveram mandá-lo aos EUA.

 

16 – Bruce tomou um navio para os EUA, com apenas 100 dólares no bolso. Sua passagem era para 3º classe, mais foi convidado a ficar na 1º, com a condição de ensinar dança aos passageiros.

 

17 - Alguns colegas de Lee se recusavam a treinar com ele, pois ele tinha ascendência ocidental por parte de sua mãe, e chineses eram contra que fosse ensinado Kung Fu a não chineses e o que eles consideravam chineses mestiços.

 

18 - Poucas pessoas eram ensinadas por Ip Man pessoalmente ou parcialmente dentro do Wing Chun, e Lee foi um dos escolhidos para treinar diretamente com ele, devido ao grande interesse que demonstrou pela arte marcial.

aa
Se juntar os dois, sai um kamehameha.

 

19 - Em suas brigas de rua, Lee acabou dando uma surra em um filho de uma poderosa família das tríades, o que deixou seus pais com medo, e foi o fator decisivo para mandá-lo aos EUA.

 

20 - O primeiro lugar onde Lee viveu nos EUA foi Washington, onde nasceu, mas ficou poucos meses e acabou mudando para Seattle. Tempos depois acabou voltando a Washington.

 

21 - Em Seattle trabalhou no restaurante de um amigo de sua família, Ruby Chow, e vivia em um quarto em cima do estabelecimento.

aaa
Gurizão de apartamento.

 

22 – Lee frequentou a Edison Techinical School onde completou seus estudos, e então entrou para a Universidade de Washington, voltando a cidade.

 

23 - Para se manter na faculdade ensinou Kung Fu a vários alunos da faculdade e outros que eram trazidos por eles. Geralmente as aulas eram em parques ou espaços públicos abertos.

 

24 - Em 63 abriu sua escola em na Chinatown de Seattle, sob o nome de Jun Fan Gung Fu Insitute.

aaa
Lee dando uma voadora de gordo.

 

25 - Em 64 se casou com Linda Emery, que ele havia conhecido na faculdade e que logo depois havia se tornado sua aluna de Kung Fu. Em pouco tempo os dois se tornaram muito próximos, e acabaram se tornando um casal.

aaa
Ah, não costumo zoar crianças, mas esse Brandon Lee era muito cabeçudo, a molecada devia chamar ele de rasga mãe na escola.

 

26 – Bruce e Linda tiveram 2 filhos: Brandon e Shannon.

aaa
Família Lee com roupas combinando.

 

27 – Bruce se mudou para Oakland e abriu uma segunda escola de artes marciais, deixando a primeira nas mãos de Taky Kimura.

 

28 - Na época em que se mudou para Oakland, Bruce foi desafiado para uma luta por um outro praticante de Kung Fu, que não gostavam do fato de ele ensinar a não chineses. Se ele perdesse, deveria parar de ensinar o kung fu a não chineses. Lee levou três minutos para derrotar seu oponente, mas apesar da vitória, não se satisfez com sua performance, achando que levou muito tempo. A semente da criação do Jeet Kune Do começava a crescer ali.

aaa
Não entendo o motivo desse cara tentar…

 

29 - Em 64, Bruce foi convidado a dar uma demonstração em um campeonato de Caratê, e o que mostrou foi espetacular, prendendo a atenção das pessoas. Flexões feitas apenas com dois dedos e um braço, somadas a demonstração do soco de uma polegada, juntas com o carisma e bom humor de Lee fizeram dele a grande atração do evento.

aa
Na pleura peridural.

 

30 - Um cabeleireiro de estrelas famosas de Holywood e poderosos produtores, viu Bruce no campeonato de Caratê, e falou dele a Jay Sebring, que procurava um ator com ascendência chinesa para um papel em uma série, e logo Bruce foi convidado para conversar com o Jay em Los Angeles, para um teste. Ele foi brilhante, mas o projeto da série foi cancelado. Sebring então, começou a produzir a série do Batman com Adam West, mas ainda com planos para Lee. Se o seriado fosse bem na primeira temporada, o plano era fazer outro de super-heróis. Foi assim que nasceu o Besouro Verde.

 

31 – Bruce recebeu 1800 dólares adiantados para assinar um contrato de um ano para atuar na série Besouro Verde.

aaa
Série onde o coadjuvante fez mais sucesso que o protagonista, ou seja, igual as novelas da 9 da globo.

 

32 – Brandon nasceu em 65 para a alegria de Lee, no entanto, seu pai Lee Hoi-Chuen morreria uma semana após. Já Shannon, sua segunda filha, viria ao mundo em 69.

 

33 - As filmagens da primeira temporada de Besouro Verde duraram seis meses.

 

34 - Os câmeras não conseguia filmar direito as cenas de luta de Lee devido a sua velocidade.

 

35 – Lee atuou na série entre 67 e 71, interpretando o motorista Kato, e ficou extremamente famoso por esse papel.

aaa
Chute no bebedor de lavagem!

 

36 – Jeet Kune Do quer dizer O Modo de se Interceptar o Punho.

 

37 – Lee reuniu todos os seus pensamentos, conceitos sobre como treinar e como a psicologia influencia em um combate em um Tao sobre o Jeet Kune Do.

 

38 – Lee dificilmente tinha um minuto ocioso em seu dia, na verdade fazia várias coisas ao mesmo tempo, como por exemplo: ler, enquanto assisti uma luta de boxe de relance e fazia exercícios físicos.

 

39 – Bruce Lee ficou seis meses de cama durante 1970, devido a um problema crônico nas costas, e o médico disse que ele nunca mais voltaria a praticar Kung Fu. Devido a sua disciplina, força de vontade e determinação, ele conseguiu contrariar a previsão do médico, no entanto, esse tempo foi o mais frustrante e infeliz que passou na vida.

 

40 - Comer saudavelmente era algo indispensável para Bruce Lee, além de ingerir vitaminas regularmente, evitar fast food, além de deixar de lado toda comida que levasse farinha em sua composição.

aa
Sem Glúten.

 

41 – Bruce tinha grandes ideias para historias de series e filmes. Uma delas, a qual apresentou a Warner, era a história sobre um monge asiático que viajava pelo Velho Oeste americano resolvendo problemas. A ideia foi recebida entusiasticamente, e Lee tinha o desejo de interpretar o protagonista, algo que não aconteceu. Quem ficou com o papel foi David Carradine, e o nome da série era Kung Fu, um dos maiores sucessos da televisão americana na época.O estúdio alegou que um personagem principal chinês não faria sucesso entre o grande público.

aaa
Morreu se enforcado ao esfolar o palhaço…..triste…..

 

42 - Após se recuperar do problema em suas costas, Lee foi a Hong Kong para participar de talk shows, e ficou surpreso em saber que era muito famoso por lá, por causa do personagem Kato.

 

43 - Após receber uma negativa novamente da Warner Bros, em relação ao projeto de um filme chamado The Silent Flute, ele foi contatado por dois produtores de Hong Kong que queriam um filme estrelado por ele. Assim, em 71 saiu Dragão Chinês (The Big Boss).

aaa
A famosa e muito usada na quinta série “voadeira”.

 

44 – Dragão Chinês teve um baixo orçamento para os padrões americanos, mas teve uma ótimo bilheteria: 2,8 milhões de dólares.

 

45 - O filme de 78 estrelando David Carradine, Circle of Iron foi baseado no roteiro de Silent Flute.

aaa
Doppelganger.

 

46 - Após o sucesso de seu 2º filme, A Fúria do Dragão, Lee começou sua própria produtora, a Concord Inc.

 

47 - Em o Voo do Dragão, Bruce Lee tem a luta mais épica de seus filmes: enfrenta Chuck Norris no Coliseu.

aaa
Chuck Norris quando ainda fazia cover da Monga.

 

48 – Lee começou a gravar O Jogo da Morte em 72, mas parou pois lhe foi oferecida uma parceria com a Warner, então deixou o filme de lado para gravar outro, Operação Dragão.

 

49 - Em O Jogo da Morte o jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar, um ex-aluno de Lee, interpreta um dos vilões.

aaa
Não parece aqueles moleques que só tem tamanho e safadeza, só assustam mas não batem em ninguém?

 

50 – Bruce Lee morreu logo depois do término das filmagens de Operação Dragão, em 26 de julho de 73.

 

51 – Jackie Chan trabalhou como dublê em Operação Dragão.

aaa
SUA CADELA, DEVOLVE MEU RÍMEL!!!!!!!

 

52 - No dia de sua morte, Bruce Lee estava com uma forte dor de cabeça,  tomou um analgésico e se deitou para descansar. Entrou em coma, e acabou falecendo. A causa de sua morte dada pelos médicos na época foi que ele teve uma reação alérgica extremamente forte aos componentes do analgésico.

 

53 – Lee não viu o lançamento de Operação Dragão, nem de O Jogo da Morte, que foi terminado após sua morte.

aaa
NUNCHAKUS SÃO FODA!

 

54 – Bruce escrevia poesia.

 

55 - Seu filho Brandon Lee seguiu seus passos no cinema e nas artes marciais. Faleceu tragicamente em um acidente, durante as gravações do filme O Corvo em 93, onde interpretava no protagonista.

aaa
Se você nunca viu esse filme, faça o favor e vá ver depois de ler isso.

 

56 – Brandon e Bruce estão enterrados lado a lado.

aaa
Um dia ainda visito esse lugar.

 

57 - A filha de Bruce, Shannon também teve uma carreira como atriz, porém muito curta.

aaa
Cuti-cuti.
Google-Plus-Logo-50x50

Gostou? Então Compartilhe!

Deixe seu comentário!