39 fatos e curiosidades sobre Metal Gear Solid: Peace Walker!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

aaa
Snake dá porrada no Chuck Norris, sem dúvida.

Metal Gear Solid: Peace Walker tem um ótimo enredo e segue o padrão de qualidade das obras de Hideo Kojima. Com Metal Gear: Groud Zeroes saindo, e ele sendo uma sequência direta desse jogo, se você perdeu essa ótima obra, Vacanerd fala um pouco dela para ti, para você não ficar perdido.

 

1 - O jogo foi lançado no Japão em no Japão em 29 de abril de 2010 e em 8 de junho de 2010 nos ocidente. Uma versão HD saiu para o Xbox 360 e PS3 em 8 de novembro de 2011.

aaa
Quase que fico sem jogar.

 

2 – O acontece em 1974, 4  anos depois de Metal Gear Solid: Portable Ops, e apenas 2 anos depois do projeto Les Enfant Terribles, onde Snake foi clonado, e assim nasceram Solid Snake, Liquid Snake e Solidus Snake.

 

3 - O jogo se passa na Costa Rica, e em pequenas partes na Colômbia e Nicarágua.

aaa
Como os americanos acham que é o centro de São Paulo.

 

4 - Devido ao estilo do jogo ter mudado bastante, a denominação Tatical Espionage Action que os jogos da série recebem, foi trocada por Tatical Espionage Operations.

 

5 - A nome da organização Militaires San Frontieres (Militares Sem Fronteiras), da qual Snake é líder, foi inspirado na organização real Médicos Sem Fronteiras, que ajudam pessoas necessitadas em situação de emergência, tais como conflitos armados, desastres naturais, epidemias e fome a redor do mundo. Seu nome original é em francês também: Médicins Sans Frontieres. Ambas a organizações tem a mesma sigla: MSF.

aa
Sacada inteligente do Kojima.
aaa
Respeito pra caramba, faz pelo o povo, o que muito governo babaca preocupado em enriquecer seus políticos não faz.

 

6 - O plot inicial do jogo, é a contratação da organização de Snake, a Militaires San Frontieres, para ajudar a Costa Rica a se defender e expulsar um exército desconhecido estacionado no país, ja que ela não tem um exército próprio, pelo professor universitário e militante de causas pacíficas, Ramon Valdez Mena.

aaa
Putz, isso faz uma falta…..tenta arrumar um isqueiro na madrugada em um bar cheio.

 

7 - Durante o jogo, um dos focos de Snake e Kazuhira Miller, é recrutar soldados para a Militaires San Frontiers. São esses mercenários que eles recrutaram que ajudaram a fundar o Outer Heaven.

aaa
Exercício de confiança: se jogar de costas para o amigo te segurar. Já quase rachei a cabeça assim.

 

8 - O nome de 3 personagens tem a ver com a palavra paz: o de Kazuhira Miller, onde seu primeiro nome significa paz em japonês; o de Paz Andrade Ortega; e o de Vladimir Aleksandrovich Zadornov, que quer dizer em russo, “comandante da paz”.

 

9 - Ao invés das famosas cutscenes da série, temos aqui a história contada em forma de história em quadrinho, desenhada por Yoji Shinkawa, e com a participação especial de Ashley Woods.

aaa
Uma puta verdade nessa frase.

 

10 - A sede da MSF fica no meio do mar caribenho, em uma plataforma abandonada que fora usada como centro de pesquisas científicas, que foi oferecida por Ramon.

aaa
Conjunto habitacional do Big Boss.

 

11 - O exército que ocupou bases na Costa Rica, é na verdade formado por agentes da CIA, e são liderados por Hot Coldman, e é chamado de Peace Sentinel.

aaa
Capangas do malzão.

 

12 – Hot Coldman é um dos principais vilões de Metal Gear Solid: Peace Walker. Diretor da divisão da CIA na América Central durante os anos 70, também foi o chefe do Projeto Peace Walker. Foi responsável pelo planejamento da operação Snake Eater, que visava a morte de The Boss após sua “deserção” durante a Virtuos Mission. Devido a isso e outras manobras sujas, é considerado um herói da Guerra Fria pelo governo americano. É calmo, manipulador e não mede esforços para conseguir o que deseja. É careca, e tem em sua nuca tatuado um lobo segurando o símbolo da paz, e embaixo a frase Homo Homini Lupus, que quer dizer O Homem é o Lobo do Homem.

aaaa
Marcelo Tas + Dr. Evil – vergonha de usar suspensórios = Hot Coldman.
aaa
Ah vá, e a mamica não quer tatuar também?

 

13 – Kazuhira Miller é o segundo em comando na MSF. Ele é conhecido por vários nomes e apelidos, como Kaz Miller, Mcdonnel Benedict Miller, e na epóca de Solid Snake, como Master Miller.  Ele é filho de um oficial americano que lutou na 2º Guerra, e ficou no Japão após ela por um período, e uma prostituta japonesa. Após seu pai voltar aos EUA, ele deixou dinheiro para a mãe de Kaz abrir uma loja, mas esse após ficar adulto, foi atrás de seu pai nos EUA. O pai bancou seus estudos, e ele voltou ao Japão, para servir na força de defesa japonesa, mas se cansou disso, e virou mercenário. Durante a missão de Solid Snake em Shadow Moses, Liquid Snake o mata e se passa por ele, dando instruções de sobrevivência pelo Codec.

aaa
Lenço padrão Carlota Pop Tchula.

 

14 – Snake aceita  missão apenas por Paz Andrade, e a recolhe na MSF, no entanto, ela é uma agente infiltrada da Cipher, além de trabalhar para a CIA e KGB, sendo uma agente tripla. Seu nome é Pacifica Ocean, e não é costa riquenha, e sim americana. Ela também não tem 16 anos como conta a Snake, mas sim 24.

aaa
É, eu sei o que passa na sua cabeça agora….

 

15 – Ramon Galvez Mena, na verdade é o agente da KGB Vladimir Aleksandrovich Zadornov, e usa Snake durante os eventos de Peace Walker.

aaa
Sobretudo é tão da hora, que cai bem até em um trouxa como ele.

 

16 – Vladimir perdeu a mão direita, a qual foi reposta com uma réplica protética vermelha, que funciona quase como uma mão verdadeira.

aaa
V de vagabundo sem vergonha.

 

17 - Apesar do jogo se passar em 74, um protótipo Walkman da Sony é responsável pelo desenrolar do enredo no início, e é um item usado por Snake. O primeiro Walkman chegaria ao mercado apenas em 79.

 

18 - A criadora da inteligência artificial usada pelo Peace Walker, Dra. Strangelove, tem uma paixão imensa por The Boss, e entrou para o projeto Peace Walker para tentar reviver as memórias de sua grande paixão.

aaa
A Maria Gadú do jogo.

 

19 - O pai de Otacon, Huey Emmerich fazia parte do projeto Peace Walker, criando o mesmo e as outras máquinas que Snake enfrenta. Após deixar o projeto, entra para a MSF.

aaa
Um Otacon mais chato.

 

20 - O pai de Huey fez parte do projeto Manhattan, que criou a bomba atômica, e ele nasceu em 6 de agosto de 45, dia do lançamento dela em Hiroshima.

 

21 – Huey nasceu com uma má formação na espinha, por isso não consegue andar e apenas se locomove de cadeira de rodas.

aaa
Acho que em 74 ainda não tinha uma dessas…….

 

22 - A Dra. Strangelove é o interesse amoroso de Huey durante o jogo, mas ela não corresponde o sentimento.

aa
Xavecos sem vergonhos.

 

23 - A Dra. Strangelove é albina, o que explica seus cabelos brancos, a pele clara e o uso constante de óculos escuros.

 

24 - Entre as organizações para qual a Dra. Strangelove trabalhou estão a NASA a ARPA (que viria a se tornar a DARPA, comandada por Sigint), a Peace Sentinel e por fim, a MSF.

aaa
Hidrante de óculos escuro.

25 - Fumante inveterado, Huey criou uma cigarrilha elétrica, que expele um vapor que não prejudica os equipamentos delicados com os quais trabalha.

 

26 - A ornitóloga francesa Cécile Cosima Caminades, foi baseada na gerente de comunicação da Konami francesa, Cécile Caminades. O sobrenome Cosima foi introduzido para que quando fosse dito, soasse como Kojima Kaminandesu, que traduzindo seria algo como Kojima é deus.

aaa
A versão videogame….
aaa
…..é bem melhor que a original. Tipo diferença entre Bruna Surfistinha no filme e na vida real.

 

27 – Amanda Valenciano Libre e Ricardo Valenciano Libre, mais conhecido como Chico (vai entender…), são irmãos e fazem parte da Frente de Liberação Nacional Sandinista. Esse grupo realmente existiu na Nicarágua, nos anos 70 ,quando o jogo se passa, liderado por Augusto César Sandino e formado por camponeses, para lutar contra os grandes latifundiários, e saíram vitoriosos em 79. Não tinham pudores de empregar o uso de crianças em suas fileiras, assim como Chico. Uma ótima leitura sobre o assunto é o Livro “A Revolução das Crianças”, de Caco Barcellos, que ficou entre eles durante algum tempo.

aaa
Tenho a leve impressão que o Kojima gosta de lenços.

 

28 – Che Guevara é citado algumas vezes no jogo, e sendo algumas vezes chamado de El Che.

 

29 – Amanda constantemente chama Snake de Comandante e de Cacique. Já seus “compas” (aliados), o chamam de Vic Boss.

 

30 – Chico chama o Peace Walker de Basilisco. É uma referência ao animal mitológico que seria o rei das serpentes.

aaa
Chicão Louco.

 

31 - Tanto Amanda quanto Cecilia são fumantes, e Snake oferece charuto as duas, e apenas Amanda aceita.

aaa
Mulher e charutos? Pensou idiotice né?

 

32 - O sonho de Chico é se tornar um caçador quando crescer.

 

33 – Chico é fascinado por Criptozoologia, que trata de animais misteriosos não identificados, lendários e/ou mitológicos, como o Basilisco e o Chupacabras por exemplo.

 

34 - A música tema do jogo é Heavens Divide, cantada por Donna Burke.

 

35 - As divisões dentro da MSF são as seguintes: time R&D, que produz itens e armas, além de expandir as instalações da base; a unidade de combate, que cumpre missões; o Mess Hall Team que cuida da logística, alimentação e cuidados com a base e a Intel, que é o serviço de inteligência da base, que procura e fornece informações para Snake.

 

36 - O Metal Gear que a MSF constrói, a versão ZEKE, teve o nome dado em homenagem a um bombardeiro dos aliados, usado na 2º Guerra Mundial.

aaa
Metal Gear REX retrô.

 

37 - Os nomes dos robôs criados por Huey tem a ver com o ciclo da vida de uma borboleta: Pupa, Crysalid (crisálida), Cocoon (cásulo). No Peace Walker, em sua cabeça, é possível ver bem ao lado de seu nome, uma borboleta desenhada. Outra referência a borboletas é quando Snake retira a memória da AI do Peace Walker, com inúmeras borboletas no local.

aaa
Odiei….
aaa
…..enfrentar….
aaa
….cada um deles, especialmente esse.

 

38 - É possível recrutar Hideo Kojima para a MSF durante o jogo.

aaa
Se isso não é narcisismo, não sei o que é.

39 - Um dos temas principais do jogo, é se a humanidade teria coragem de acabar consigo mesma usando armas nucleares. Esse tema se baseou na história de Stanislav Petrov, um soldado russo, que após receber uma falsa confirmação de um ataque nuclear americano, resolveu não retaliar. Em 2006 ele recebeu uma medalha da ONU, por impedir a 3º Guerra Mundial com esse ato.

Google-Plus-Logo-50x50

Gostou? Então Compartilhe!

Deixe seu comentário!