39 fatos e curiosidades para relembrar Os Goonies!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

aaa
Um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde e da Temperatura Máxima, em um tempo em que elas não passavam filmes de cachorrinhos bombeiros e jogadores de futebol……

Saudades dos Goonies? O Vacanerd relembra para você esse filme que fez das suas férias assistindo Sessão da Tarde mais legais!

 

1 - O filme foi lançado nos EUA em 7 de Junho de 85.

aaa
“Vixi mano, fudeu.”

 

2 - O filme custou meros 19 milhões de dólares e teve um ótima bilheteria, de 61 milhões de dólares.

 

3 - Foi dirigido e produzido por Richard Donner que tem uma extensa carreira dirigindo séries que se tornaram clássicos, como O Fugitivo, Agente 86, Kojak, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Além da Imaginação, Contos da Cripta, entre outros. Sua carreira no cinema foi igualmente prodigiosa, tendo ele na direção de A Profecia, o primeiro filme do Superman, a franquia Máquina Mortífera, O Feitiço de Áquila. Também foi produtor executivo no primeiro filme dos X-Men, X-Men Origens: Wolverine e produtor em X-Men: Dias de um Futuro Passado, que está sendo filmado.

 

4 - O roteiro ficou por conta de Chris Columbus (que dirigiu Esqueceram de mim, os dois primeiros Harry Potters, Uma Babá Quase Perfeita, entre outros), baseado em uma história de Steven Spielberg.

 

5 - O filme tem 1h54min.

 

6 - A música tema do filme é cantada por Cindy Lauper, e se chama Goonies ´R Good Enough. O clipe conta com cenas do filme e Cindy contracenando com os atores mirins da película.

 

7 - O protagonista do filme, Mikey Walsh, é interpretado por ninguém menos que Sean Astin, o eterno Samwise Gamgee.

aaa
De protagonista, passou a paga pau do Elijah Wood…

 

8 - O irmão adolescente  de Mikey, Brand, é interpretado por Josh Brolin, famoso por seus papéis nos filmes  Onde os Fracos Não tem Vez, Homens de Preto 3, Bravura Indômita, entre outros.

aaa
O que ele precisou fazer para exorcizar a memória de que usava uma faixa bissinha assim na cabeça, eu não sei, mas deve ter sido difícil.

 

9 - O famoso ator mirim dos anos 80, Corey Feldman, interpretou o personagem Clark Deveraux, mais conhecido pelo apelido Bocão.

aaa
Nunca mais viu ele? Nem eu.

 

10 - Martha Plimpton, que no filme interpreta Stephanie, foi namorada de River Phoenix no fim dos anos 80, e hoje faz parte do elenco da série Raising Hope, com o papel de Virginia, mas do protagonista Jimmy.

aaa
Ta aí a prova de que a feinha na adolescência, as vezes continua um mapa do inferno quando cresce…

11 - Lawrence Cohen, o Gordo, é um dos personagens mais queridos do filme. Seu intérprete, Jeff Cohen abandonou cedo a carreira artística, e se tornou um advogado de renome.

aaa
Ah vá, você é eternamente gordo pra mim!

 

12 – Anne Ramsey, a Mamma Fratelli teve uma longa carreira na televisão e no cinema, sendo muito lembrada pelo papel de mãe de Danny de Vitto em Jogue a Mamãe do Trem. Ela faleceu em 88 aos 59 anos.

aaa
Vó do Capeta.

 

13 - Joe Pantoliano, o Cypher de Matrix, interpreta um dos filhos de Mamma Fratelli, Francis.

aaa
Puta merda, que cara de serial killer em potencial.

 

14 - Richard Wang, o Dado, foi interpretado pelo ator Jonathan Luke Ke Huy Quan, que é de origem vietinamita. Ele também interpretou Short Round em Indiana Jones e o Templo da Perdição. Ele continua trabalhando e como ator e dublê, e foi o coreógrafo de lutas do primeiro X-Men e da ficção científica estrelada por Jet Li, O Confronto.

aaa
Prefiro ele como Short Round.

 

15 - O filme se passa na cidade de Astoria, no estado americano do Oregon.

 

16 - Vários filmes foram rodados em Astoria depois de Os Goonies, tais como: Um tira no Jardim de Infância, Um Robô em Curto Circuito, os dois primeiros Free Willys, O Chamado 2, Tartarugas Ninja 3, Na Natureza Selvagem, entre outros.

 

17 - O filme rendeu três jogos. O primeiro foi lançado para MSX e Nes, com o nome de The Goonies. A sequência, The Goonies 2, não tinha nada a ver com a película, mas foi muito bem recebido pela crítica. O último jogo foi feio para o Commodore 64, Atari e Apple 2, com algumas alusões ao filme e cheio de puzzles.

aaa
Ma che cazzo uma seria tem a ver com os Goonies?

 

18 - Sloth, o Fratteli rejeitado, que acaba ajudando os Goonies,  foi interpretado por John Matuszak, um ex jogador de futebol americano.

aaa
Ah, não sei foi pra pior a transformação no Sloth…

 

19 - O nome do barco de Willy Caolho se chama Inferno.

aaa
Cadê o Edward Kenway?

 

20 – Chester Copperpot foi o último a procurar o tesouro de Willy Caolho, na década de 30.  Ele acaba desaparecendo enquanto procura a fortuna. Seu esqueleto acaba sendo encontrado pelos Goonies.

aaa
É esse véinho avulso.

 

21 - As famílias dos garotos estão sendo desalojadas de suas casas, para que o Country Club de Astoria seja ampliado.

aaa
A quebrada dos Goonies.

 

22 - Ao fim do filme, Gordo convida Sloth para morar com sua família.

aaa
Quem nunca teve um amigo na escola, o qual apelidaram de Sloth?

 

23 – Bocão usa uma camisa do Cd Purple Rain, do Prince,  durante o filme.

aaa
Cabelo padrão Cassandra.

24 – Gordo é uma mentiroso crônico.

aaa
O Gordo era foda, e o mais engraçado. Sem mais.

 

25 - Uma das habilidades de Gordo, é saber o sabor de um sorvete de muito longe, apenas pelo cheiro.

 

26 – Jake Fratelli, interpretado por Robert Davi, canta ópera duas vezes no filme.

 

27 - O pai de Mikey trabalha no museu de Astoria, e por isso estoca vários itens de lá no sótão de casa, o que acaba levando os Goonies a perseguir o tesouro de Willy Caolho.

aaa
“Primeiro vamô no bar do Zé Cadela, depois no do Tião Cusaruim, e por fim nas primas….”

 

28 - Como a mãe de Mikey não fala espanhol, é Bocão que traduz o que ela diz para Rosalita, a empregada da família. No entanto, entre as instruções,  ele diz que a casa tem uma infestação de baratas, drogas e alguns aparelhos nada convencionais….

 

29 - É Rosalita quem encontra as jóias preciosas, no saco de bolinhas de gude de Mikey, que ajudam a salvar as casas dos Goonies.

aaaa
Sentir calor é pros fracos né?

 

30 – Stef e Bocão, apesar de brigarem, são apaixonados um pelo outro, e no final do filme, demonstram isso com um beijo na boca.

 

31 - Para dar um maior realismo a cena onde os Goonies descobrem o navio de Willy Caolho, Inferno, as crianças só viram ele na hora de gravar a cena, no entanto, anos depois, Corey Feldman disse que já o havia visto antes da gravação.

 

32 - Uma sequência, que se chamaria Os Groonies (sim, com R), na qual os filhos dos personagens do original seriam os protagonistas, vive sendo alardeada, mas nunca sai do papel.

 

33 - O nome Goonies vem do local onde os garotos moram, a Goon Docks.

 

34 - O nome verdadeiro de Sloth é Lotney Fratteli.

aaa
Suspensório, chapéu de pirata e camisa do Super Homem nunca saem de moda.

 

35 – Willy Caolho, ficou preso na caverna enquanto fugia da marinha, quando uma rocha gigante fechou a entrada. Ele obrigou todos os tripulantes do Inferno a cavarem tuneis, e os encheu de armadilhas. Como não queria que ninguém ficasse com seu tesouro, matou toda a tripulação e se suicidou.

aaa
Como o Jack Sparrow acabou provavelmente.

 

36 - O Inferno realmente foi construído para o filme, em tamanho real. Após as filmagens, não conseguiram vendê-lo, então foi destruído.

 

37 - Durante o filme, Dado fala de um polvo gigante, mas ele ficou de fora do filme, e os editores esqueceram de cortar essa fala dele.

 

38 - O vídeo Goonies R´ Good Enough tem várias participações especiais, como os wrestlers André O Gigante, O Sheik de Ferro, entre outros; a banda The Bangles, Steven Spielberg e mãe da própria Cindy Lauper.

 

39 – Cindy Lauper se recusou a tocar o tema do filme ao vivo a partir de 87, e só a incorporou de volta em seus shows em 2004.

Google-Plus-Logo-50x50

Gostou? Então Compartilhe!

Deixe seu comentário!