38 fatos e curiosidades sobre Clube da Luta!

aaa

O sabão é o vazio que existe na nossa geração…

Clube da Luta se tornou um filme cult, adorado pela sua subversão e o questionamento da sociedade nos dias de hoje. Vacanerd fala um pouquinho mais dele para vocês.

 

1 - O personagem de Edward Norton não tem nome, para poder representar melhor as insatisfações de sua geração e haver mais identificação com o público, mas os fãs costumam chama-lo de Cornelius, Jack ou Rupert ou apenas O Narrador.

aaa

Não sou muito chegado em dormir por incrível que pareça, mas para conseguir uma olheiras dessas tem que ser mestre.

 

2 - O filme é baseado no livro de Chuck Palahniuk lançado em 96.

aaa

Cara de mente sadia.

 

3 - Foi lançado em 15 de outubro de 99.

 

4 - O orçamento do filme foi de 63 milhões de dólares, e teve uma bilheteria de 100 milhões de dólares.

 

5 - Foi dirigido por David Fincher, que tem em seu currículo obras como Alien 3, Seven, Zodíaco, O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social, Os Homens que Não Amavam as Mulheres e a série House of Cards.

aaa

Aquele olhar “meu bofe chegou, quase que meu coraçãozinho na aguenta, mas preciso disfarçar para não dar pinta”.

 

6 - Se você prestar atenção, enquanto a aparência do personagem de Norton piora, com dentes caindo, machucados, cicatrizes, a de Tyler Durden melhora gradativamente.

aaa

Jaqueta de couro vermelha é o que falta para minha coleção nerd.

 

7 - A maneira como Tyler dá ordens a membros do Projeto Destruição, através do megafone  copia o método usado pelos diretores dos campos de reeducação chineses.

 

8 – Os filmes ao qual ele sempre é comparado são A Primeira Noite de Um Homem, Fúria de Viver e Rebelde Sem Causa.

aaa

Jaquetinha do Sidney Magal.

 

9 - Algumas das marcas citadas no filme (e criticadas), são a IKEA, Volkswagen, New Beetle e Calvin Klein.

 

10 - Peter Jackson, Brian Singer e Danny Boyle foram alguns dos diretores considerados para assumir o filme.

aaaa

Quase….

 

11 – Sean Penn e Matt Damon foram cotados para assumir o papel de Edward Norton.

aaa

Já não basta eu ter medo do protagonista, imagina se fosse o Sean Penn que fizesse ele….

 

12 - Na época que filmou Clube da Luta, ele era sondado para o papel de protagonista em O Mundo de Andy (que ficou com Jim Carrey) e em O Talentoso Ripley (que foi para Matt Damon, que quase ficou com seu papel em Clube da Luta);

13 - Norton recebeu 2,5 milhões de dólares pelo filme, mas ficou obrigado a estrelar um filme da Paramount no futuro por um baixo salário, o que ele fez em Uma Saída de Mestre.

aaa

Campeão de reprises nas terças do Sbt.

 

14 - Como Tyler Durden não tinha dentes perfeitos no livro e Pitt queria um personagem perfeito nos mínimos detalhes, ele visitou um dentista para que ele lascasse pequenos pedaços deles. Após as filmagens, ele voltou a cadeira do dentista para arrumar seu dentes.

aaa

Acho que eu tinha uma camiseta dessa na quinta série….

 

15 -  A primeira escolha para o papel de Marla era a comediante Janeane Garofalo, que recusou devido ao conteúdo sexual do filme.

aaa

Ah, minha paixão secreta da adolescência, junto com a…..deixa pra lá, acho que já falei demais…

 

16 – Courtney Love e Wynona Ryder foram consideradas para o papel de Marla, e até mesmo Reese Whiterspoon.

aaa

Será que dava?

 

17 - Inicialmente a ideia era que não houvesse narração segundo ordens do estúdio, mas Fincher achou que ela daria humor e fluidez ao filme, e acabou sendo incorporada a película.

 

18 – Pitt e Norton tiveram aulas de Boxe, Taekwondo e Grappling, para as cenas de luta.

 

19 - Tanto Brad Pitt quanto Edward Norton aprenderam como fazer sabão.

aaa

Bom para lavar hipocrisia (comece a pensar na música da Praça é Nossa tocando, eu mereço).

 

20 - O final do livro é diferente do que há no livro. No segundo, o Narrador está internado em um hospital psiquiátrico, onde todos os funcionários são membros do Projeto Destruição, e todos esperam que ele se recupere, para liderá-los.

 

21 – Robert Paulson ou apenas Bob, que O Narrador conhece no grupo de ajuda de vítimas de câncer de testículo, é interpretado por Meatloaf, líder da banda de nome homônimo.

aa

Não vou usar a piada fácil “canta aqui no meu microfone”. Não dessa vez.

 

22 – Angel Face, o membro do Clube da Luta que O Narrador destrói o rosto, pois ele o achava muito perfeito, é interpretado pelo vocalista do 30 Seconds to Mars, Jared Leto.

aaa

Pavão misterioso……..

aaa

Melhor assim né?

 

23 - O filme foi indicado ao Oscar na categoria Melhores Efeitos Sonoros.

 

24 – Meatloaf, o qual o personagem Bob tinha “tetas gigantescas” devido ao uso de esteroides, teve que usar peitos artificiais que pesavam 40 quilos, para poder simulá-los.

aaa

Man boobs.

 

25 - Nas cenas que Meatloaf tinha com Norton, como a que ele abraça Norton, ele teve que usar sapatos com saltos, para poder ficar maior que o ator.

 

26 - As filmagens duraram 138 dias.

 

27 - Se você prestar atenção, vai notar que as cenas onde Tyler não aparece, são mais realistas e menos coloridas.

 

28 - A primeira opção de Fincher para produzir a trilha sonora do filme era o Radiohead, mas acabou nas mãos do Dust Brothers. Esses produziram bandas como Beastie Boys e o cantor Beck, mas também são responsáveis pelo hit grudento Mmmmbop dos Hanson.

aaa

Eles são responsáveis por 97 ter sido um péssimo ano para mim, e para todos que tinham irmãs adolescentes (ou irmãos chamados…sei lá, Sebastião, mas preferiam o nome Sarita….).

 

29 - A música dos créditos é Where is My Mind do Pixies.

 

30 - Quando o filme foi apresentado aos executivos do estúdios, ele torceram o nariz e achavam que não haveria público interessado nele.

 

31 - Vários clubes da luta foram fundados nos EUA após o lançamento do filme, em vários estados, mas terminavam com a intervenção policial, que acabava com eles. Até mesmo um Clube da Luta de Cavalheiros, com apenas membros da indústria de alta tecnologia foi fundado na Califórnia em 2000. Outro bem incomum, foi iniciado na Universidade de Princeton, e acredita-se que seu líder seria um aluno ligado a atentados a bomba em caixas de correio pessoais.

 

32 – David Fincher usou 1500 rolos de filme durante as gravações, 3 vezes mais do que um filme normal com a mesma duração.

 

33 - Não, a receita dada no filme para fazer bombas não funciona.

 

34 - Tanto Pitt quanto Norton realmente estavam bêbados nas cenas onde aparecem alcoolizados.

aaa

De onde eu venho, essa prática é chamada de “tomar tubão”. O famoso tubão é degustado na frente de locais frequentados pela mais fina e baronesca plateia, e consiste em tomar a bebida mais barata encontrada, com tubaína ou Dolly.

 

35 – Tyler aparece várias vezes no filme, rapidamente e quase escondido, antes de ser formalmente apresentados ao espectador. Algumas da vezes são quando O Narrador está tirando uma cópia na máquina de xerox da empresa, durante a conversa de Norton com o médico, na primeira reunião do grupo de homens que sofreram de câncer no testículo e durante um comercial do hotel onde trabalhava.

aaa

Rolê do teleporte.

 

36 - Você já deve saber, mas não custa relembrar as regras do Clube da Luta: A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta. A segunda regra do Clube da Luta é: você NÃO fala sobre o Clube da Luta. Terceira regra do Clube da Luta: se alguém gritar “Para!”, fraquejar, sinalizar, a luta está terminada. Quarta regra: apenas dois caras numa luta. Quinta regra: uma luta de cada vez, pessoal. Sexta regra: sem camisas, sem sapatos. Sétima regra: as lutas duram o tempo que for necessário. E a oitava e última regra: se esta for a sua primeira noite no Clube da Luta, você tem de lutar.

aaa

Faltou o povo gritando “Ê, ê, ê. ê. vai apanhar…”

 

37 - As regras do Projeto Destruição são apenas cinco e são elas: Primeira regra: você não faz perguntas. Segunda Regra: Você não faz perguntas. Terceira Regra: sem desculpas. Quarta regra: sem mentiras. Quinta Regra: você tem que confiar em Tyler.

aaaa

Um ótimo encontro amoroso tem que ter explosões.

 

38 -Helena Bonham Carter ganhou o prêmio de melhor atriz britânica do Empire Award pelo papel de Marla.

Namorada ótima para apresentar para seus pais conservadores.

Namorada ótima para apresentar para seus pais conservadores.

 

Google-Plus-Logo-50x50

Gostou? Então Compartilhe!

Deixe seu comentário!