100 fatos e curiosidades sobre Final Fantasy Tactics.

aaa

Juro, poucas coisas fazem meus olhos encherem de lágrima como uma imagem dessa.

“A warrior takes sword in hand, clasping a gem to his heart. Engraving vanishing memories into the sword, He places finely honed skills into the stone. Spoken from the sword, handed down from the stone… Now the story can be told… SQUARE PRESENTS The Zodiac Brave Story”

Assim se apresentava um dos maiores clássicos dos RPGs: Final Fantasy Tactics. Com um sistema de batalha viciante, uma história que te prende do começo ao fim, e um grande esmero no acabamento do jogo, ainda mora no coração de muito jogadores. Vacanerd te fala um pouco desse jogo indispensável.

 

1 - Foi lançado em 20  de junho de 97 no Japão e 20 de janeiro de 98 nos EUA.

aaa

Talvez o jogo que mais joguei na vida.

 

2 - Se passa no mundo de Ivalice, onde também acontecem Vagrant Story e Final Fantasy XII, e tem ligações com ambos.

aaa

E eu que tinha decorado quase todos os locais de Ivalice que aparecem no jogo……..eu não tinha muito o que fazer…..

 

3 - Foi escrito e dirigido por Yasumi Matsuno, que fora responsável pela série Ogre Battle na Enix, e produzido por Hironobu Sakaguchi.

aaa

Complicado de achar na locadora, só vi no emulador mesmo.

 

4 - Ao invés do personagem ganhar apenas experiência após cada ataque, ele também ganha os Job Points (JP), que são gastos para comprar habilidades de cada profissão e aumentar o nível da mesma.

aaa

O sentimento “sou foda” que dava quando aparecia isso, era demais.

 

5 - Ao todo são 20 classes disponíveis para o seu exército, e incontáveis outras de personagens especiais que entram para seu grupo e NPCs.

aaa

Tem classe pra ca%¨&$$#¨#.

 

6 - As duas bases classes para todas as outras são o Squire e o Chemist.

 

7 - Cada classe tem uma habilidade especial única.

 

8 – As classes baseadas em ataques físicos são: Squire, Knight, Archer, Monk, Thief, Geomancer, Lancer (Dragoon), Samurai, Ninja e Dancer.

 

9 - As classes baseadas em magia são: Chemist (apesar dela usar o comando Item e não magia, é a mãe das classes mágicas), Wizard, Priest, Oracle, Time Mage, Mediator (Orator), Summoner, Bard, Calculator e Mime (ela apenas copia as habilidades dos companheiros, mas é obtida através das classes mágicas).

10 - Teve uma versão chama The War of the Lions lançada para o PSP, com uma melhor tradução, as classes Onion Knight e Dark Knight, o personagem Balthier e Luso, além de cutscenes animadas.

aaa

Quase um Kenshin, lutando sozinho contra uma galera.

 

11 - Com certeza, o jogo teve uma das piores traduções já vistas no mundo dos games, do japonês para o inglês; Com erros de nomes, lugares e mesmo em frases comuns, o que foi corrigido em The War of the Lions.

12 - A classe Squire do protagonista Ramza, de seu amigo Delita Algus são diferentes das dos soldados normais.

 

13 - Os Squire (Escudeiros) não se excedem nada, são medianos em tudo. Sua técnica especial é a Basic Skill, que permite o soldado a jogar pedras no inimigo(Throw Stone), empurrá-los com uma ombrada (Dash) ou aumentar sua força física (Focus). Podem equipar facas, maças, espadas e machados.

aaa

E olha que ela é melhor que muita classe que se acha fodona.

 

14 - Os Chemists (Farmacêuticos), podem usar o comando Throw Item, que apesar de desvalorizado por muitos jogadores mais a frente no jogo, mas que ajuda bastante em momentos de aperto. Podem equipar facas e armas de fogo.

aaa

Mão na roda, só no começo.

 

15 - Os Knights (Cavaleiros) fazem parte de uma classe que pode equipar espadas de cavaleiro, escudos, armaduras pesadas, e chegam a vitória quebrando os equipamentos de seus oponentes, e diminuindo sua força, velocidade e magia através de ataques certeiros em partes específicas do corpo.

aaa

Classe cavala.

 

16 - A classe Priest (pode chamar de Mago Branco mesmo, ao invés de Clérigo) é a que cura (Cure), retira status malignos de companheiros (Esuna), protege com escudos mágicos (Shell) e revive companheiros. Essencial durante a campanha, usam cajados, robes e chapéus mágicos.

aaa

Jogue sem ter um desses, que você vai ver bastante a palavra game over na tela da sua televisão.

 

17 - Os Archers (Arqueiros) tem a seu favor poderem atacar a longa distância, abrindo brechas para os soldados de médio e curto alcancem chegarem perto dos inimigos. Seu comando especial é o Charge, onde eles passam um número pré determinado de turnos carregando um ataque poderoso. Esse número vária de 1 a 20 . Podem equipar bestas e arcos longos.

aaa

Nhaaaa…..odeio eles.

 

18 - Os Wizards (pode chamar de Mago Negro mesmo ao invés de só Mago) lidam com as forças mágicas dos elementos, como fogo (Fire) e o trovão (Thunder). A classe mais poderosa em termos de poder de ataque mágico também tem uma resistência física baixa, e é protegida por companheiros de classes físicas enquanto se prepara para lançar suas magias devastadoras. Podem equipar bordões.

aaa

Se vestem como Hipsters.

 

19 - Os Monks (Monges) fazem parte de uma clássica que é baseada na força bruta, e uma das quais mais consegue afligir dano ao oponente, no entanto não usam armas, apenas as mãos nuas através de treinos intensos em artes marciais. Não equipam elmos, apenas roupas e acessórios. Sua técnica especial se chama Punch Art, que cobre uma vasta gama de poderes diferentes, desde curar seus aliados, usar os dedos para tocar os pontos vitais do inimigo e ele cair morto 3 turnos depois, contra atacar um golpe antes dele acertar (Hamedo), cortar a terra com um soco e acerta o inimigo com uma lufada de vento produzida por esse golpe (Earth Slash) ou mesmo dar repetidos socos em alta velocidade em apenas um turno (Repeating Fists).

aaa

Minha classe preferida. Força bruta que derruba com um soco.

 

20 - A classe Oracle (Oráculo) é baseada em magias que alteram os status do inimigo, tal como cegá-lo (Blind), deixá-lo mudo (Mute), em fúria ou  mesmo transformá-lo em um zumbi (Zombie). A magia que ele utiliza é a Yin Yang Magic.  Eles podem equipar bastões, livros, cajados e bordões.

aaa

Até hoje não entendo o motivo de ter essa classe inútil.

 

21 - Os membros classe Thief (Ladrão) são mestres no uso de facas, extremamente veloz, e tem a capacidade de roubar equipamentos dos inimigos para usá-los depois, além de conseguir fazer os oponentes passarem para seu lado (Steal Heart), usando apenas a lábia. O comando que ele utiliza é o Steal.

aaa

Quer deixar o inimigo indefeso roubando as armas e armaduras deles, enquanto se fortalece com elas? Essa é sua classe.

 

22 - Os Time Mages (Magos do Tempo) lidam com magias que alteram o tempo e espaço, a Time Magic. Podem se teleportar, usar magias que aceleram a velocidade dos aliados (Haste), ou outras que diminuem a do inimigo (Slow) e até mesmo o paralisam (Stop). Podem equipar cajados.

aaa

Ah, gostava só do Haste e Teleporte (que ainda falha….).

 

23 - Os Geomancers (Geomantes)  são guerreiros que podem controlar o terreno, e usá-lo para atacar, com a técnica Elemental. Dependendo de onde ele se encontra, ele pode utilizar onde pisa para lançar diferentes ataques elementais. Podem equipar machados e espadas.

aaa

Boa, mas não muito.

 

24 - O Mediator (Mediadores) é o mestre da oratória, tanto que ela acaba parecendo mágica, com o comando Talk Skill. Com seus discursos, pode recrutar novos soldados e monstros (Invitation) para suas fileiras, aumentar ou diminuir o Faith e Brave (Preach, Praise, Threaten e Solution) de aliados e inimigos, fazê-los dormir ou mesmo tirar dinheiro. Podem equipar armas de fogo e facas.

aaa

Isso que é capacete.

 

25 - Os Lancers são os portadores de lança, que usam armaduras pesadas com detalhes que lembram dragões, e saltam extremamente alto, para descer com sua arma bem em cima do inimigo e causar um dando tremendo. Seu comando é o Jump.

aa

Jump é uma das maiores malandragens do jogo, e isso é bom.

 

26  - Os Summoners (Invocadores) são os invocadores de poderosas bestas, como Ifrit, Ramuh, Shiva, que chamam para lutar em seu lugar, com o comando Summon Magic. Podem equipar cajados e bordões.

aaa

Ah, eles se esforçaram, mas não vale muita bosta não.

 

27 – Samurais são portadores de espadas Katanas, extremamente mortíferas, armaduras pesadas e com seu comando Draw, utilizam todo o potencial de uma espada, e liberando seu poder especial, no entanto, muitas vezes elas acabam quebrando no processo.

aa

Visual da hora, mas fiquei achando que falta algo neles.

 

28 - O Bard (Bardo) é uma classe exclusiva masculina. Com sua harpa, ele produz músicas com variados efeitos, como recuperar HP e MP (Life Song e Angel Song), aumenta ataque e poder mágico (Battle Song e Magic Song), que substituem a magia. Seu comando é o Sing.

aaa

Quem leva uma harpa para uma luta com espadas?

 

29 - A classe Ninja é a mais veloz,  com a melhor taxa de evasão, e pode equipar duas espadas ninja diferentes, atirar armas e shurikens nos inimigos com o comando Throw, no entanto, tem um HP baixo.

aaa

Dominar essa classe é meio caminho andado para ser overpower.

 

30 - A classe Dancer (Dançarina) é exclusivamente feminina. Através do comando Dance, ela causa várias mudanças de status, nos aliados e inimigos. Podem equipar facas, e tecido que usam para dançar e atacar.

aaa

Moça bonita que usa chinelo de hippie que não curte banho.

 

31 - O Calculator (Calculador), através de cálculos matemáticos, conjura poderosas magias, que pode ser qualquer uma que alguém do grupo saiba. Seu comando é o Math Skill, e podem equipar livros e bastões.

aaa

Isso é o que quero na hora da porrada, alguém que manja matemática…..

 

32 - O Mime (Mímico) não aprende nenhuma técnica, e não pode equipar nenhum equipamento, no entanto, pode copiar qualquer ataque lançado anteriormente a seu turno.

aaa

Mais Hipsters.

 

33 - As classes especiais são: Holy Knight, Dark Knight, Cleric, Engineer, Astrologist, Divine Knight, Holy Swordman,White Knight,  Arc Knight, Assasin, Hell e Heaven Knight, Nightblade, Hell Mage, Machinist, Celebrant, Temple Knight, Sorcerer, Rune Knight, Dragoner e Soldier.

 

34 - O Holy Knight (Cavaleiro Sagrado) é um guerreiro sagrado que serve a Igreja de Glabados, e utiliza a técnica Holy Sword, para vencer seus inimigos. Todos os golpes do comando Holy Sword produzem status negativos nos oponentes. Podem equipar espadas e armaduras de cavaleiros. Agrias Oaks, que era guarda costas da Princesa Ovelia e entra para seu grupo, pertence a essa classe.

aaa

A primeira personagem que entra no seu grupo que desbalanceia o jogo.

 

35 –  A classe Dark Knight (Cavaleiro Negro) tem o comando Dark Sword, que consiste em atacar e drenar o HP ou o MP do oponente. O único membro dessa classe é o mercenário Gaff Gaffgarion. Pode equipar armaduras e espadas de cavaleiros.

aaa

Basicamente um vampiro.

 

36 – Alma, a irmã de Ramza é da classe Cleric. Usa poderes divinos para defender e curar. Pode equipar cajados.

aaa

Ah, famosa personagem que é sequestrada sempre.

 

37 – Mustadio Bunansa e Barich Fendsor pertencem a classe Engineer. Eles utilizam armas de fogo para poder selar as ações dos inimigos, e como o nome diz, são experts em máquinas. Seu comando especial é o Snipe. Barich pertence a uma variação dessa classe, o Machinist.

aaa

Revórva é sempre bem vindo.

 

38 - O Astrologer (Astrólogo) usa o estudo das estrelas para poder atacar seu inimigo. Basicamente, é o Squire com uma habilidade diferente a mais. O filho adotivo de Orlandu, Olan pertence a essa classe. Seu comando especial é o Starry Heaven, e podem equipar livros.

aaa

O cara bonzinho que toma na tarrasqueta por falar a verdade.

 

39 - Os Divine Knights (Cavaleiros Divinos) tem a técnica Mighty Sword, que pode destruir instantaneamente a armadura do oponente, e infligir sérios danos. Eles também servem a igreja de Glabados. Meliadoul, Vormav e Rofel pertencem a essa classe. Equipam armaduras e espadas de cavaleiros.

aaa

Zé Cusa-Ruim.

 

40 - A classe Assasin (Assassino) é uma das mais brutas e eficientes do jogo. Com uma força física imensa, portando duas espadas ninjas ou katanas, visam paralisar o oponente para matá-lo rapidamente. Também sabem utilizar a poderosa magia Ultima. Celia e Lede, servas de Marquês Elmdor são dessa classe.

aaa

Fortes e safaduxas.

 

41 - O Temple Knight (Cavaleiro Templário) é mistura da classe Knight com a Oracle. Pode equipar armaduras e espadas de cavaleiro. Beowulf faz parte dessa classe. Seu comando é o Magic Sword.

aaa

Como Treinar Minha Mulher Dragão.

 

42 – Cloud, vindo de Final Fantasy 7, pertence a classe Soldier, e pode usar o comando Limit, onde ele utiliza vários Limits Breaks vindos do jogo de onde o personagem pertence.

aaa

Esse Cloud no jogo não vale uma codorna.

 

43 - O Dragonner usa golpes parecidos com as baforadas de dragão (gelo, fogo, trovão) e os domina. Reis, mulher de Beowulf faz parte dessa classe. Seu comando é o Dragon. Reis tem esses poderes, graças ao sangue de dragão que corre em suas veias.

aaa

Cê tem fogo? Então cospe dragão!

 

44 - Há dois Ark Knights no jogo: Marquês Elmdor e o irmão de Ramza, Zalbag. Enquanto para Elmdor, é apenas um boost da classe Samurai, para Zalbag é uma variação do Divine Knight.

aaa

Cheio de babados e rococós.

 

45 - Os irmãos Rafa e Malak são respectivamente Heaven e Hell Knights. Basicamente são magos, que podem equipar cajados e bastões, e usam poderosas magias elementais, que atacam randomicamente.

aaa

Manos malacos do malzão.

 

46 - O irmão mais velho de Ramza, Dycedarg, é um Rune Knight. Ele pode equipar as mesmas coisas que os Knights, usar várias magias avançadas, e também o comando Sword Skill, que é uma mistura das técnicas dos Holy Knight com as dos Divine Knights.

aaa

Barba amish.

 

47 – Zalmo é um Celebrant (Celebrante), e tem o comando White Aid, que é basicamente o White Magic do Priest.

aaa

Pais legalzões que tu tem para te dar esse nome, hein?

 

48 – Kletian um é Sorcerer (Feiticeiro), e usa as técnicas mais poderosas de White Magic e Black Magic.

aaa

Mulherzinha do Rofel e do Vormav.

 

49 – Izlude, irmão de Meliadoul é um Nightblade (Lâmina da Noite), que é nada mais do que um Knight com o comando Jump do Dragoon.

aaa

É, Esparta é foda fio.

 

50 - A classe Holy Swordman (Espadachim Sagrado) é talvez a mais poderosa do jogo, e apenas um personagem pertence a ela, Orlandu. O Holy Swordman possui todas as técnicas do Holy Knight, Divine Knight e Dark Knight, além de poder equipar quase todas espadas, armaduras e robes do jogo. Tem os maiores status entre todos os personagens também.

aa

Acredite, se o apelido do cara é deus do trovão, e ele não é o Thor, o cara é foda.

 

51 - Cada unidade do seu exército e os inimigos, mesmo os monstros, tem um signo do zodíaco designado, o que afeta os danos causados. Se um signo que é fraco contra outro ataca, o dano será menor.

 

52 - A Guerra dos 50 anos, onde vários personagens lutaram, como o pai de Ramza e Orlandu, ocorreu entre Ivalice e o reino vizinho de Ordallia. O pai de Ramza, Balbanes Beoulve era líder dos Hokuten Knights, enquanto Orlandu era dos Nanten Knights.Os Touten Knights também serviram Ivalice na guerra, e  Gaff Gaffgarion controlava uma unidade. A guerra era basicamente por território, e acabou com a vitória de Ordallia.

 

53 - O grupo revolucionário Death Corps foi fundado por Wiegraf após a guerra, quando soldados que voltaram da guerra ficaram sem nada, e não receberam um centavo por sua participação nela, e viviam na pobreza. Seu objetivo era desestabilizar o governo e conseguir dinheiro através de sequestros, assassinatos e atentados.

aaa

Um dos meus personagens preferidos. Meio felo da puta, meio cuzão, cheio de vontade de se vingar.

 

54 - A instituição mais forte em Ivalice é a Igreja de Glabados. Além de ter um poderoso exército próprio é extremamente respeitada pelos governantes e o povo.  A igreja cultua a Ajora Glabados, que na igreja tem título de santa. Ela erauma garota que realizava milagres na cidade esquecida de Murond, onde a igreja de Phara dominava na época. Segundo a igreja, ela foi perseguida por essa religião e pelo Império Sagrado de Ydoran. A Igreja de Glabados, foi baseada na religião Cristã.

 

55 - A história sobre Ajora contada pela Igreja de Glabados é mentirosa. Na verdade, ela havia sido possuída por um demônio de Lucavi, Ultima, que estava contida na pedra do signo de Virgem. Ramza descobre isso graças aos escritos deixados por Germonik, um antepassado seu, que era discípulo de Ajora, mas após saber a verdade, a traí, e a entrega ao Império Ydoran. Após ele descobrir isso, é tratado como herege pela igreja, e começa a ser caçado por ela.

 

56 - Tanto a saga de Ramza, como a história de Ajora foram baseadas na história de Jesus. O primeiro, reunindo seguidores, e lutando contra um poder maior que ele, e morrendo para salvar a todos que amava. Já a segunda, apesar de ser mentira sua história, por ser perseguida pelos milagres que realizava.

 

57 – Ramza e Alma são filhos do segundo casamento de seu pai, sendo apenas meios-irmãos de Zalbag e Dycedarg.

 

58 - Ao começo do jogo, Ramza tem 16 anos.

aaa

E essa bota de “prima” Ramza?

 

59 - Mustadio é um antepassado distante de Balthier e seu pai Cid, ambos carregam o sobrenome Bunansa. Assim como Mustadio trabalhava com máquinas e outras invenções, Cid é um grande cientista em sua época.

60 – Delita e sua irmã Teta eram filhos de fazendeiros pobres que trabalhavam nas terras dos Beoulves. Seus pais morreram de uma peste que assolou a região, e Balbanes adotou ambos após o ocorrido. Delita se tornou um grande amigo de Ramza e Teta de Alma rapidamente, no entanto, os outros nobres zombavam de suas origens.

aaa

A prova que para ser ruim, basta um empurrão.

 

61 – A Guerra dos Dois Leões aconteceu porque, tanto o Príncipe Larg, irmão da princesa Ruvelia e tio de Orinas, que subiria ao trono quando tivesse idade suficiente, quanto o Princípe Goltana queriam ser regentes e poder controlar o jovem herdeiro.

 

62 – Larg controlava os Hokuten Knights, e Goltana os Nanten Knights.

aaa

Dois que querem o mundo, acabam sem nada.

 

63 – Gaff Gaffgarion tem 52 anos,e foi expulso dos Touten Knights pelos seus métodos violentos e sujos que empregava para vencer a qualquer custo. Se tornou então mercenário, vendendo seus serviços e espada para quem pagasse mais. Inicialmente companheiro de Ramza, ajuda na proteção da Princesa Ovelia, no entanto sua real missão era tentar assassiná-la, mas Delita a salva. Acaba morto pelas mãos do próprio Ramza em uma batalha feroz no Castelo Lionel.

 

64 - Há um demônio Lucavi para cada signo. No jogo, 6 são apresentados, mais Serpentarius que não tem ligação direta com eles, já que é o 13º signo. Cada um está ligado a uma pedra (provavelmente Auracite), e podem possuir pessoas fortes que as carregam as pedras, os usando como hospedeiros para passarem desapercebidos.

aaa

Acho que tem uma turquesa ai.

 

65 – Velius, O Warlock é o demônio da pedra Áries. Seu hospedeiro é Wiegraf. Possuí cabeça de carneiro, 4 braços e um físico musculoso. Ataca com socos, e pode usar  várias técnicas que dão status ruins ao inimigo.

aaa

Tufão. Essa piada nunca fica velha, pelo menos pra mim.

 

66 – Queclain, O Impuro, é o demônio da pedra de Escorpião. Seu hospedeiro é o Cardeal Draclau. Usa técnicas como Bio 3 e Nightmare. É o primeiro dos Lucavi a ser enfrentado.

aaa

Ronaldo Giovanelli.

 

67 –  O demônio da pedra de Gêmeos é Zalera, O Anjo da Morte. Seu hospedeiro é o Marquês Elmdor. É um ser alado deformado. Seu nome é um anagrama de Azrael, que na Bíblia é o anjo da morte. Seus ataques são todos de alteração de status.

aaa

Munitinho.

 

68 – Hashmal, O Portador da Ordem é o demônio da pedra de Leão. Seu hospedeiro é Vormav. É um homem forte com cabeça de Leão. Além de sua imensa força física, possui poderosas magias, como Quake e Meteor.

aaa

Ui leoa malvada.

 

69 -Adramelk, O Fantasma da Fúria, é o demônio da pedra de Capricórnio. Seu hospedeiro é Dycedarg. Pode lançar poderosas magias de mudança de Status e as mais poderosas baseadas nos elementos.

aaa

Mais Tufão.

 

70 – Altima, O Anjo Sangrento é o demônio da pedra de Virgem. Ela já havia possuído Ajora, e tenta no fim do jogo fazer o mesmo com Alma. Em sua primeira forma, é o demônio com aparência mais humana,  possuindo asas e cabelos brancos. Sua forma final é um monstro horrível.

aaa

Esqueleto do He-Man.

 

71 – Algus Sadalfas, o assassino de Teta, irmã de Delita, vem de uma família nobre, que era extremamente respeitada, no entanto isso mudou quando seu avô foi capturado na guerra e entregou seus amigos para ser libertado, para logo depois morrer. Um amigo dele conseguiu escapar e contou a história, desgraçando a família Sadalfas.

aaa

Só de olhar ele, dá vontade de dar uma muqueta.

 

72 – Delita, após a morte de sua irmã, se junta aos Nanten Knights, e faz de tudo para conseguir poder e influência, traindo e matando várias pessoas para chegar a seu objetivo, que se completa ao se tornar rei se casando com Ovelia. No futuro, ele é lembrado como o melhor rei que Ivalice já teve, trazendo paz a população.

aaa

Amor de chocolate.

 

73 - A história de Final Fantasy Tactics é contada por Alazlam J. Durai, descendente de Olan. O filho adotivo de Orlandu escreveu um livro chamado “Os Escritos de Durai”, contando toda a saga de Ramza e seus amigos, no entanto, a igreja o considerou um herege e o queimou na fogueira, afirmando que sua história era mentira.

 

74 – Balmafula, maga que acompanha Delita por toda parte, é uma agente dupla, com o intuito de vigiar ele. Mesmo sabendo disso, ele a salva fingindo sua morte.

 

75 - No enterro de Ramza e Alma, apenas Balmafula e Olan estavam presentes, entre os personagens conhecidos. Olan acaba vendo os irmãos mortos montando Chocobos e passando por eles, mas não se sabe se isso é apenas uma alucinação dele.

aaa

Cemitério com duas sepulturas só? É claro que existe…

 

76 - A última batalha acontece em um cemitério de Airships.

aaa

E o cú na mão de medo de cair?

 

77 - Como é tradição da série Final Fantasy sempre ter um Cid nos jogos, o daqui é o Conde Cidoulfas Orlandu. Ele é o primeiro Cid a não ser engenheiro, piloto ou capitão de uma airship.

 

78 - O apelido de Orlandu é Thunder God Cid , ou apenas T.G. Cid.

 

79 - Worker 8 é extremamente antigo, tendo sido construído quando Ajora ainda era viva.

 

80 - Para Worker 8 funcionar, foi necessária a pedra do signo de Aquário para lhe fornecer energia.

aa

Talvez o único momento cômico do jogo.

 

81 – Ovelia não é princesa realmente. A verdadeira morreu muito nova, e foi substituída pela filha de um casal de camponeses, que é a Ovelia que conhecemos.

aa

Usando um cobertor Parahyba como capa.

 

82 - O apelido do Marquês Elmdore é Silver Ogre.

aaa

Trio Irakitan.

 

83 - A aparência de Elmdore lembra a de Sephiroth, e ambos empunham a katana Masamune.

 

84 – Celia e Lede, as Assasins servas de Elmdore, são na verdade demônios, servindo a Zalera.

 

85 - Aeris de FF XII faz uma aparição no jogo, vendendo flores.

aaa

Incrível como não mataram ela aqui também.

 

86 - Todas as magias e a maioria das técnicas tem um verso de conjuração ou uma frase de efeito, ditas aleatoriamente quando são lançadas.

 

87 - O mago Elidibs, que possui a pedra de Serpentarius, foi um grande herói da Guerra dos Cinquenta Anos. Sua classe era Hell Mage.

aaa

Famosa frase de vilão.

 

88 - O visual da classe Mime tem um motivo: as mulheres usam a máscara de Kitsune, as raposas anciãs que conseguiram poderes mágicos, entre eles a capacidade de copiar a aparência humana. Já os homens tem um gorro que lembra um papagaio, que imita a voz humana.

 

89 - A classe de Balbanes é Heavenly Knight.

 

90 – Dycedarg matou seu pai Balbanes, envenenando-o com o veneno Musfungus, para se tornar o chefe da família Beoulve.

 

91 - No jogo há três tipos de Chocobos: amarelo, roxo e vermelho.

aaa

Odeio Chocobos.

 

92 – Rafa e Malak faziam parte do famoso grupo de assassinos Kamyuja, liderados pelo Arqueduque Barinten.

 

93 - No jogo é citado que já existiu um reino chamado Baron, o mesmo que  Cecil serve em FF IV.

 

94 - Há dois artefatos no jogo chamados Black Materia e White Materia, assim como as matérias que invocam Meteor e Holy respectivamente,  em FF VII.

 

95 - A arma mais poderosa do jogo, com certeza é a espada Excalibur, que pertence a Orlandu. Além de seu grande poder de ataque, ela aumenta o poder do elemento Holy, o absorve, e da o status haste ao usuário.

 

96 - As vestimentas e armadura de Ramza mudam 3 vezes durante o jogo.

aaa

Como vocês podem ver, Ramza usa calcinha por cima da roupa.

 

97 – Ramza e Basch de FF XII tem uma história parecida: ambos foram julgados traidores de Ivalice, mesmo fazendo a coisa certa.

 

98 – Ramza sempre tenta dialogar e usar a razão, antes de partir para a batalha.

 

99 - Segundo o criador do jogo Yasumi Matsuno, Ramza e Alma sobrevivem a batalha contra Altima, no entanto, não havia mais como viver em Ivalice, então eles partem para outro continente, para viver outras aventuras.

 

100 - Ajora viveu 1200 anos antes do jogo, e Alazlam encontra Os Escritos de Durai 400 anos após o fim do jogo.

Google-Plus-Logo-50x50

Gostou? Então Compartilhe!

Deixe seu comentário!